Segunda-feira, 14 de Maio de 2007

Jornal escolar "notícias da escola" - alguns artigos

O Dia do Trabalhador

No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. Muitos dias depois o dia 1° de maio foi transformado em dia do trabalho.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar espontaneamente o Primeiro de Maio. Durante o Estado Novo este dia tinha a denominação de Dia do Trabalho e era organizado e controlado pelo Estado.

Os Elefantes

Elephantidae é uma família de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte, do qual há três espécies no mundo actual, duas africanas (Loxodonta sp.) e uma asiática (Elephas sp.). Há ainda os mamutes (Mammuthus sp.), hoje extintos.

Até recentemente, acreditava-se que havia apenas duas espécies vivas de elefantes, o elefante africano e o elefante asiático, uma espécie menor. Entretanto, estudos recentes de DNA sugerem que havia, na verdade, duas espécies de elefante africano: Loxodonta africana, da savana, e Loxodonta cyclotis, que vive nas florestas. Os elefantes são os maiores animais terrestres da actualidade pesando até 12 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas de marfim.

Uma Profissão - Farmacêutico

Os farmacêuticos são profissionais responsáveis pelas diversas operações relacionadas com os medicamentos, drogas e outros produtos com fins medicinais, higiénicos ou profiláticos, para uso humano e/ou veterinário. De acordo com o respectivo Estatuto, constituem actos próprios desta profissão, nomeadamente, os seguintes: Em relação aos medicamentos de uso humano e veterinário, e aos dispositivos médicos, os farmacêuticos: desenvolvem, preparam, controlam, seleccionam, adquirem, armazenam e dispensam esses produtos, em farmácia aberta ao público, serviços farmacêuticos hospitalares e serviços farmacêuticos privados de quaisquer outras entidades públicas e privadas; registam, fabricam e procedem ao seu controlo (em laboratórios específicos); tratam do armazenamento, conservação e da distribuição por grosso; esclarecem dúvidas e prestam informações junto dos profissionais de saúde e dos doentes de modo a promover a sua correcta utilização; acompanham, fazem vigilância e controlam a sua distribuição, dispensa e utilização.

São também actividades correntes destes profissionais: a preparação de soluções anti-sépticas, de desinfectantes e de misturas intravenosas; a interpretação e avaliação das prescrições médicas; a monitorização de fármacos, incluindo a determinação de parâmetros farmacocinéticos e o estabelecimento de esquemas posológicos individualizados; a colheita de produtos biológicos, execução e interpretação de análises clínicas e determinação de níveis séricos (no soro sanguíneo); a execução e interpretação de análises toxicológicas, hidrológicas e bromatológicas (relativas aos alimentos).

Notícias da Escola

Megasprinter – Finais Regionais

No passado dia 20 de Abril decorreram em Albufeira as finais regionais do Megasprinter. Devido à chuva que se fez sentir, apenas houve tempo para se realizarem as primeiras eliminatórias de cada escalão. Apesar de o Ricardo Marques do 8ºC e da Ana Rita Pereira do 7ºD terem conquistado o 1º lugar na sua eliminatória, não conseguiram ser apurados para os nacionais. Também tivemos alguns segundos e terceiros lugares.

O Circuito de Manutenção

A UT – Unidade de Transição está a construir um circuito de manutenção dentro da Escola EB 2.3 João de Deus.

Neste momento já temos o percurso concluído e já montámos 6 aparelhos.

Pedimos aos alunos da escola que não estraguem os aparelhos já colocados e que preservem o espaço.

Regional de Desportos Gimnicos

Realizou-se hoje no Pavilhão Municipal de Loulé o Regional de Desportos Gímnicos do Desporto Escolar, onde participaram várias escolas do Algarve. A competição constou de Ginástica Acrobática (pares e trios), Tumbling, Minitrampolim e Ginástica Artística. As nossas alunas representaram muito bem a escola e competiram em artística, minitrampolim e tumbling. Também tivemos três alunas a ajuizar as provas. Ficamos a aguardar ansiosamente os resultados.

Alfarrobeira

Introdução: Pensa-se que a alfarrobeira seja originária da região mediterrânica oriental - Médio Oriente - e que tenha sido introduzida na Península Ibérica pelos árabes.

Não se conhece o tempo de vida útil de uma alfarrobeira. Em condições óptimas e sem recurso a técnicas de crescimento acelerado, a produção pode iniciar-se no 6º ano de vida da árvore e manter-se em expansão para além dos 70 anos. Winer (1980) admite que o estado adulto seja atingido por volta dos 70 anos, afirmando que a produção se mantém para além dos 150. Daí considerar-se a alfarrobeira como "a árvore que nunca morre". A alfarrobeira mantém as folhas durante todo o ano. Pode atingir 15 metros de altura e a copa é arredondada e densa. Geralmente, o tronco é curto e grosso. A madeira dá boa lenha e bom carvão.

Flauta de Pã

FLAUTA DE PÃ ou Flauta de Amolador é um instrumento com grandes tradições em Portugal. O amolador fazia-se anunciar ao som da sua flauta, correndo a escala musical, do grave para o agudo e vice-versa, com uns floreados pelo meio.

 

MATERIAL NECESSÁRIO

 

1 metro de tubo PVC, 8 rolhas de cortiça, cerca de 20 cm de cana e 2 metros de fio de lã

 

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

 

Serrote para ferro, lima paralela para ferro, canivete e lixa nº 150.

 

EXECUÇÃO

 

As canas ou tubos de plástico, são o material escolhido para o fabrico deste instrumento. Para iniciares a construção, vais cortar o tubo em 8 bocados com alturas diferentes. Os tubos maiores produzem um som mais grave e os menores mais agudo. Para que tenham uma sonoridade bonita e cristalina, eles devem ser bem fechados num dos lados. A altura dos oito tubos é: 16,5;15;14;13;12;11;10;9 cm. A operação de corte deve ser seguida do bolear do tubo, com a lima e depois com a lixa, uma vez que para tocares esta flauta vais ter de encostar o tubo, aos lábios e se o tubo estiver rugoso podes aleijar-te. Agora coloca uma rolha em cada um dos tubos. Pede auxílio ao teu professor de música para afinares correctamente estas notas. A afinação faz-se subindo ou descendo a rolha no interior do tubo; depois de teres as 8 notas afinadas vais juntá-los, com o auxílio de tiras de cana e corda ou fio de lã.

 

DECORAÇÃO

 

O atar dos tubos com lã de várias cores dá um aspecto alegre à FLAUTA DE PÃ. Mas alegria vais tu sentir, quando começares a tocar as tuas modinhas. Diz um provérbio chinês, que casa onde exista música, a família é alegre e tranquila.

 

COMO TOCAR

 

Ao princípio pode parecer-te complicado, mas logo lhe apanhas o jeito. Encosta os lábios a um só tubo e sopra com força.


 

publicado por utmessines às 11:02
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De JMG a 15 de Maio de 2007 às 02:18
Mas foram vocês que fizeram esta pesquisa toda ou houve mais meninos a participar na elaboração do jornal da escola?

Um abraço para todos :)

José Gonçalves
De utmessines a 19 de Maio de 2007 às 11:47
colega, o objectivo (quanto a mim) do jornal escolar é q todos participem, na elaboração d mesmo: alunos, prof., departamentos, porém temos feito tudo apenas com os alunos da UT, escolhem-se temas e depois eles pesquisam na net ou na biblioteca.

tchau
um abraço
De JMG a 21 de Maio de 2007 às 14:28
Eu estou de acordo contigo. Um jornal escolar é da escola. E se é da escola todos devem participar na sua elaboração.
Mas de qualquer maneira está aqui apresentado um bom trabalho de pesquisa.
Parabéns!
Um abraço
De tv a 25 de Novembro de 2010 às 00:04
Vi na televisão que a greve geral registou grande adesão, segundo os sindicatos. Já o Governo desvaloriza os números, situando a adesão nos 18%. Mais uma vez as conclusões divergem.

Comentar post

.QUEM SOMOS

.PESQUISA

 

.Junho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.ÚLTIMOS

. Fim do Blog

. DIA INTERNACIONAL DA FAMÍ...

. VISITA DE ESTUDO À ERMIDA...

. POEMAS COM IMAGINAÇÃO

. A APANHA DAS FAVAS

. DIAS ESPECIAIS EM ABRIL

. Segunda feira

. Segunda feira

. Terça feira

. Segunda feira

. Quinta feira

. Quarta Feira

. NVA

. Sexta

. Aniversário

. Cestos com jornais

. Ano Lectivo 2012/13

. Junho 2012

. Maio 2012

. Jogo de Pista

. CULINÁRIA

. Carnaval

. CHUVA EM MESSINES

. QUARTA FEIRA

. Ano lectivo 2011/12

. Intercâmbio NVA e Casa do...

. FIM DA ESCOLA

. PALAVRAS

. CARROS

. LP

. Fichas

. VERA

. RODOLFO

. FELIZ NATAL

. ÁRVORE DE NATAL

. MERCADO

. COMPUTADOR

. ANO LECTIVO 2010/2011

. Fim de ano

. Eu

. Favas

. CENTRO DE RECURSOS

. Vender

. CREE

. visita de estudo

. 1. Remexido nº 2

. 1. Remexido nº 2

. 2. Remexido nº 2

. JORNAL: o remexido

. JORNAL: "o remexido"

.ARQUIVOS

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Maio 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.SUGESTÕES

blogs SAPO

.subscrever feeds